Educação Infantil

A proposta pedagógica para a Educação Infantil está embasada no princípio da Aprendizagem Ativa, onde a criança é o ator principal da aprendizagem e o educador atua como um mediador, àquele que oferece a oportunidade de refletir sobre o próprio pensamento.

Esta fase da escolarização tem por objetivo principal fazer a criança se apaixonar pelo conhecimento. Para tanto, o educador faz uso de diversos métodos para alcançar este objetivo. Durante as aulas o mesmo instiga a reflexão, a observação, a comparação, a criação de hipóteses e a conclusão sobre um determinado assunto e oferece diversas maneiras de interação com este, tais como, experiências, jogos, brincadeiras, músicas, parlendas, histórias, entre outras.

Esta fase ainda tem por objetivo o desenvolvimento do período Sensório-Motor, isto é, o desenvolvimento do movimento, da audição, da visão, do tato e da manipulação. Portanto, o educador promove atividades em que seja necessário o uso dos sentidos para a exploração ativa do ambiente, fazendo com que as crianças vivenciem experiências diretas e significativas.

Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização).

Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.

Sendo assim, é possível concluir que a Educação Infantil para nós é muito mais que uma fase de socialização. É uma fase em que as crianças aprendem, descobrem, crescem, experienciam, vivenciam, sentem e se desenvolvem.

Segmentos da educação Infantil:

Minimaternal:
 2 anos completos ou a completar até 31 de março do ano de ingresso.

Maternal
: 3 anos completos ou a completar até 31 de março do ano de ingresso.

Pré 1
: 4 anos completos ou a completar até 31 de março do ano de ingresso.

Pré 2
: 5 anos completos ou a completar até 31 de março do ano de ingresso.