FUndamental 1

O Ensino Fundamental 1 deve estar comprometido com o trabalho de formação humana buscando desenvolver de forma intrínseca ao cidadão, um referencial ético, de valores humanos e justos, que visem o bem comum com justiça, generosidade, tolerância, bom senso, autonomia, liberdade,  seus direitos e deveres, igualdade de condições a todos, o fortalecimento dos vínculos de família e dos laços de solidariedade. Assim, o aluno desenvolve a sua individualidade para poder buscar a realização pessoal e servir à sociedade, reconhecendo a sua íntima relação com os demais. É formado para agir com competência, responsabilidade e solidariedade, cooperação e respeito, inspirado nos bons costumes e na justiça, para assumir ativamente, sua responsabilidade com liberdade, na construção e transformação da sociedade.

Do 1º ao 5º ano, os professores promovem o gosto pelo conhecimento e por sua descoberta e a capacidade de enfrentar situações novas, incentivando a curiosidade e a independência, argumentação e diálogo, formação de valores, continuação da sociabilidade, bem como competências e expressões de personalidade.

Considerando-se a extensão do Ensino Fundamental, sabemos que as mudanças, da infância à pré-adolescência, são muitas e intensas. Por isso, ainda que o aluno seja exposto a desafios crescentes ao longo desse segmento, a relação afetiva e o sentimento de acolhimento também são contemplados no colégio e na metodologia do Sistema Anglo.

O Sistema Anglo de Ensino valoriza o raciocínio em todas as matérias. Tudo foi concebido pelos autores para promover uma transição tranquila das séries iniciais para as séries finais do Ensino Fundamental.

No Ensino Fundamental, após os primeiros ensinamentos básicos (sobre o mundo, sobre o grupo em que está inserido e até sobre o próprio corpo), estimulam-se agora as competências e habilidades de cada criança, permitindo que elas se preparem para o longo aprendizado dos anos futuros. A escola é o local em que o indivíduo deve crescer intelectualmente e experimentar o convívio em sociedade, sabendo respeitar as diferenças do próximo.

A metodologia do Sistema Anglo permite ao aluno desenvolver autonomia nos estudos, possibilitando-lhe a compreensão do mundo e a resolução dos problemas. Tudo é concebido para estimular os hábitos do estudo e da tarefa diária, desenvolvendo, desde cedo, disciplina e responsabilidade para que o aluno aprenda continuamente ao longo da vida.

Trabalhamos para que ao longo do Ensino Fundamental, os alunos:

• Dominem a escrita e a leitura, abrindo as portas para um mundo maior;

• Desenvolvam o raciocínio lógico para que possam compreender e expressar-se de forma crítica e criativa;

• Compreendam o ambiente natural, seus fenômenos e transformações, e se reconheçam como parte dele;

• Saibam usar a tecnologia para ampliar suas aquisições;

• Exercitem a solidariedade, a independência e a autonomia;

• Tenham compromisso com sentido de humanidade;

• Valorizem a família de forma cada vez mais consciente;