Home Lista de Material Fotos Videos Calendário Curso Técnico Contato
 
 
 

PERÍODO INTEGRAL

 
 

O Período Integral deve transformar a escola na extensão da casa do aluno, e nela ele deve ter tempo não apenas para estudar e desenvolver o seu conhecimento formal, mas também para se socializar, praticar um esporte, uma atividade artística, brincar bastante, alimentar-se de maneira saudável e, é claro, descansar. Entendemos que o aluno deve desenvolver toda uma rotina de estudos necessária para um bom aprendizado e garantimos isso com o acompanhamento diário e personalizado de sua rotina de estudos, realização de tarefas de casa e pesquisas. No entanto, também compreendemos que ele deve se divertir em um ambiente agradável, no qual se sinta seguro e à vontade, sempre bem alimentado e, tendo sim, dentro de uma rotina correta, o tempo de descanso e/ou atividades livres que otimizarão o seu rendimento.

Objetivos:


  • Ampliar o tempo de permanência do educando na escola, proprocionando momentos de lazer e convívio social;
  • Acompanhar as tarefas de casa ou pesquisas, desenvolvendo o senso de responsabilidade e organização;
  • Proporcionar momentos lúdicos diários, pois o brincar é fundamental para o desenvolvimento psicomotor, emocional, intelectual e social do educando;
  • Desenvolver habilidades e potencialidades por meio de diferentes atividades extras;

  • Reproduzir a rotina diária do educando, a escola funcionando como extensão da sua casa, proporcionando momentos de tarefas, estudos, alimentação, higiene, atividade extracurricular, brincadeiras e esportes, de forma organizada e ordenada, lúdica e interessante.

No Período Integral é de extrema importância o desenvolvimento e acompanhamento da rotina de estudo do aluno.
Sendo assim, os alunos contam com horários específicos para o acompanhamento pedagógico na realização das tarefas de casa, tendo à disposição profissionais especializados que os orientam, obedecendo as características e realidades específicas de cada aluno.

ATIVIDADES PROPOSTAS


1 – Movimento e socialização
Buscam desenvolver desde cedo nos alunos o espírito coletivo, o ganhar e o perder. As atividades propostas são:

Dança: 
a dança é uma das formas mais divertidas e efetivas de ensinar aos alunos, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. A dança é um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez dos alunos.

Teatro:
 A linguagem teatral também tem uma atuação importante na formação integral do aluno, pois ajuda a minimizar a timidez, estimula a criatividade e a memorização, aprimora o trabalho em equipe e a habilidade do improviso, além de despertar o interesse da criança por textos e autores variados.

Capoeira
: A criança que pratica Capoeira aprende não apenas a jogar como também a cantar e a tocar. O jogo de Capoeira também aprimora o controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, ao contrário de incentivar a agressividade e a violência. "É ótima ferramenta para a formação moral, física e cognitiva." 

2 – Jogos lógicos

Esta atividade propõe a prática de jogos que buscam desenvolver a atenção e a concentração da criança, estimulando o raciocínio lógico e matemático de forma lúdica e divertida. São exemplos de jogos: xadrez, tangram, quebra-cabeças, desafios lógicos, jogos de tabuleiros e jogos eletrônicos.

Text Box:


3- Leitura

Toda criança deve ter um momento para ouvir uma história ou um conto. Algo que estimule a sua imaginação e que desperte o espírito leitor e o gosto pelos livros.
O Colégio acredita que não há nada mais eficaz para o desenvolvimento de um ser humano do que o incentivo à busca pelo conhecimento por meio de livros. Por esse motivo, utilizamos o espaço da biblioteca e outros ambientes agradáveis frequentemente, desenvolvendo uma rotina de contação de histórias e leitura com nossas crianças, isso fará toda a diferença na formação intelectual e de caráter de cada uma delas.
Text Box:

4- Projetos

Trabalhar com projetos, significa dar aos alunos a oportunidade de aprender a fazer planejamento com o propósito de transformar uma ideia em realidade. Alunos que planejam e implementam projetos aprendem a tomar decisões.

Text Box:

 


5- Recreação

Toda criança precisa aprender, e nada melhor do que aprender brincando. A proposta baseia-se em obedecer às etapas de desenvolvimento do aluno e isto implica em incentivá-lo a se divertir, socializar e brincar.
No período destinado à recreação, incentivamos momentos de confraternização, priorizando o envolvimento do grupo, valorizando a diversidade e o respeito às diferenças, por meio de brincadeiras e jogos direcionados.
Text Box:

6 – Arte e Música

Arte: Ao trabalhar com as artes visuais, é importante envolver o aluno em um contexto social para que ele organize as ideias, invente, crie e construa a linguagem da arte por meio das várias leituras do mundo. Para estimular o estudante a usar a sua criatividade nas produções, é importante oferecer a ele uma ampla variedade de materiais e ensinar pequenas técnicas, por exemplo, a de misturar as cores. O objetivo não é a formação de artistas profissionais, mas sim de alunos que se enxerguem como construtores e participantes da sua própria aprendizagem de forma criativa.Text Box:


Música: a música atua como um estímulo no período de escolarização da criança, pois ajuda na apropriação da linguagem, na concentração, no aprendizado da matemática e no desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais.  “A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação e auxilia no desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos.”

Almoço, higiene e descanso
Text Box:  É obrigação da escola orientar o aluno para uma vida saudável por meio de bons hábitos alimentares e rotinas de saúde.
Para um bom desempenho, toda criança precisa estar descansada, bem alimentada e com a higiene regularmente feita. O Período Integral é a reprodução da rotina que a criança teria no contra turno, caso estivesse em casa. Os alunos possuem momentos de atividades livres, sobre a supervisão de profissionais responsáveis e, quando necessário, há uma estrutura para dormirem e descansarem.

Resultado de imagem para higiene na escolaResultado de imagem para descanso na escola


 


 
O Colégio
  História
Filosofia
Infra estrutura
Atividades extracurriculares
  Judô
Capoeira
Dança
Teatro
Musica
Ensino
  Educação Infantil
Fundamental I
Fundamental II
Periodo Integral
Esino médio
Cursos noturnos
Eventos
Técnico de Enfermagem
Contato

 
   
Rua Henrique Braglia, 197 / Parada Inglesa
Central de Atendimento (11) 2950-1954
Copyright Colégio Tezza Todos os Direitos reservados
Desenvolvido por MegaInter