Plano Diretor



 

1. Departamentos do TEZZA


1. Diretoria
2. Secretaria
3. Coordenação Pedagógica
4. Serviço de Orientação Psicológica
5. Tesouraria
6. Departamento Pessoal
7. Serviço de Atendimento de Enfermagem
8. Recepção

2. Horários de funcionamento


Portaria: das 7:00 às 17:30

Secretaria: segunda a quinta das 7:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 e sexta das 7:00 às 12:30

Tesouraria: das 8:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00


3. Cursos mantidos


Educação Infantil
Ensino Fundamental 1
Ensino Fundamental 2

 

4. Horários das aulas


Manhã: 7:00 às 11:30 e 7:00 às 12h20
Tarde: 13:00 às 17:30 e 13:00 às 18:20

5. Período integral

No horário inverso ao período regular, os alunos da Ed. Infantil e Ens. Fundamental 1 poderão estar na escola participando dessa modalidade. São programadas atividades pedagógicas, de arte, capoeira, música, teatro musical, informática e lazer, além das tarefas de casa, de acordo com a faixa etária dos alunos. O almoço, também já está incluso. O aluno deverá trazer os lanches para manhã e tarde.


6. Calendário Anual


Disponível da Agenda Eletrônica e no site do Colégio no início das aulas.


7. faltas dos alunos


Toda falta deve ser justificada no dia de retorno do aluno às aulas. No caso de haver atestado, o mesmo deve ser apresentado na recepção do Colégio. Cabe ao aluno e a seus responsáveis a busca dos trabalhos feitos em sua ausência atualizando seus apontamentos. Com relação às faltas em dias de prova, vide o item 23.


8. Entrada às aulas


O horário de entrada deve ser cumprido com rigor. Após o sinal de entrada, o portão será fechado. A entrada em atraso dos alunos, pela recepção, terá tolerância de 5 (cinco) minutos. Manhã até às 7h05 e Tarde até às 13h05. Após este horário, o aluno aguardará para entrar na 2ª aula. Todos os atrasos serão notificados. A partir do 6º atraso no mês, não será permitida a entrada do aluno no Colégio.

A entrada dos alunos no período da tarde será permitida com apenas 15 minutos de antecedência do horário de entrada, ou seja, a partir das 12h45.


9. Saídas antecipadas


Devem ser evitadas, porém, se necessário, deverá haver solicitação do responsável por escrito. Os casos extraordinários serão tratados um a um.


10. Permanência na escola depois do horário e/ou uso da escola no horário inverso às aulas


Há a tolerância de 30 minutos de permanência dos alunos após o término de suas aulas no pátio da escola. Os responsáveis devem se organizar de modo a respeitar esse limite visto que seu descumprimento

implica em deslocamento de funcionários. A permanência do aluno além do período citado gerará custos. Em relação ao uso da escola em horário inverso para pesquisas e trabalhos em grupo, o agendamento deve ser feito com o auxiliar da biblioteca que controlará essas atividades.




11. Uso da agenda


Para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 haverá a agenda física (deverão portá-la diariamente), para fins de informações e comunicados família-escola e a Agenda Eletrônica. Os alunos do Ensino Fundamental 2 utilizarão somente a Agenda Eletrônica. Todos os responsáveis e os alunos do Ensino Fundamental 2 serão cadastrados na Agenda Edu.


12. Uniforme escolar


O USO DO UNIFORME É OBRIGATÓRIO em todos os segmentos. O aluno não poderá frequentar as aulas com modismos que descaracterize o uniforme ou agridam os valores do Colégio.

O uso adequado do uniforme ajuda a manter a disciplina, a organização e a segurança. Sua obrigatoriedade consta no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Na Ed. Infantil e E. Fundamental 1 – Para o verão: camiseta de mangas curtas com emblema da escola,

regata com o emblema da escola, bermuda ou short saia com emblema da escola. Para o inverno: camiseta de mangas compridas com emblema da escola, agasalho da escola em helanca ou moletom. No Ensino Fundamental 2 – Para o verão: bermuda com emblema da escola, na altura dos joelhos e camiseta de manga curta com o emblema da escola. Para o inverno: camiseta de manga longa com o emblema da escola, agasalho com o emblema da escola, em helanca ou moletom. Todos devem usar tênis escuros. Não será permitido outro tipo de calçado. O ALUNO QUE COMPARECER SEM UNIFORME COMPLETO SERÁ NOTIFICADO. Para os dias de frio rigoroso, devem colocar outra peça por debaixo do uniforme da escola e, ao aluno, será vedado permanecer com qualquer peça de roupa por cima do uniforme. O uniforme deverá ser identificado com o nome do aluno. O Colégio não se responsabilizará por uniformes perdidos que não estejam identificados.


13. SERVIÇO DE ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM


Problemas relacionados à saúde ou acidentes que possam ocorrer dentro do período escolar serão atendidos pela equipe de Enfermagem do Colégio Padre Luiz Tezza, que notificará aos responsáveis o ocorrido.

Quando o aluno precisa ser medicado (medicamento de horário, exemplo: antibióticos, anti-inflamatório), favor enviar a receita, com o horário de administração, o medicamento no frasco original e, se o mesmo precisar de refrigeração, deverá vir em bolsa térmica ou isopor. Todas as crianças precisam ter em seu prontuário de saúde: carteira de vacinação atualizada, ficha de saúde preenchida (enviada pela escola), receita médica com prescrição do medicamento para dor e febre, quando necessário (as receitas devem ser atualizadas a cada seis meses).


14. COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIOS


A comemoração dos aniversariantes, poderão ser realizadas somente para a Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 toda sexta-feira, classe a classe. A família deverá comunicar a intenção da comemoração com antecedência para a professora da turma.


15. AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Os alunos devem ser estimulados a trazer uma camiseta do uniforme extra para a prática de Educação Física, bem como uma toalha para a higiene. Somente serão dispensados das práticas de Educação Física alunos que trouxerem atestado médico. O aluno afastado de práticas físicas participará com trabalhos escritos e pesquisa. É vedada a prática de Educação Física com cabelos longos soltos e brincos grandes. O aluno já deve chegar para essa aula com o cabelo preso e sem brincos.


16. SAÍDAS CULTURAIS


Toda saída marcada pela escola tem cunho cultural ainda que envolva ludicidade. É importante, portanto, que os responsáveis autorizem os alunos a acompanharem a escola nesses eventos. Contatando com antecedência, muitas situações que impediriam a ida do aluno à excursão podem ser solucionadas. A estimulação do estudo de campo abre o olhar investigativo dos alunos.


17. NORMAS DE CONDUTA


Os casos de indisciplina que obstruam o bom andamento da aula, que resultem em agressão verbal ou física, em dilapidação do patrimônio da escola ou de outrem

serão analisados um a um. As sanções decorrerão da gravidade do ato de indisciplina: desde punições de caráter reeducativo como apagar ou pintar pichação, recolher lixo espalhado propositadamente, passando por advertências orais e escritas sobre o incidente e, até mesmo, a suspensão das atividades por um período. Toda sanção deve ser acompanhada de um trabalho de superação do ato numa linha de reflexão.


18. ENSINO RELIGIOSO


Adota-se a linha de Ensino Religioso Escolar numa perspectiva interreligiosa. O tratamento dado a essa disciplina, apesar de lidar com aspectos formativos, é o mesmo de qualquer componente curricular, desenvolvendo conceitos de valor e submetendo os alunos à avaliação. Nossa escola acolhe com respeito toda família que a procura, mas, em se tratando de uma escola confessional católica, todos são convidados para as celebrações das missas e eventos de cunho religioso.


19. DIRETRIZES PEDAGÓGICAS


Adota-se uma linha pedagógica baseada em pressupostos sócio-construtivistas. O conteúdo é desenvolvido em espiral, ou seja, todo conhecimento novo surge a partir de um elemento já conhecido que é retomado e aprofundado. O material didático adotado é o Sistema Anglo de Ensino, do Infantil ao Ensino Fundamental 2, que cumpre com esses pressupostos e dá apoio pedagógico às práticas. O lema que assumem

Tezza e Anglo e deve ter eco nas famílias, para que a aprendizagem se efetive é: matéria dada, matéria estudada.

Ao longo do ano letivo serão desenvolvidos PROJETOS que contribuirão para a formação global do educando e o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, a produção, o empreendedorismo, a integração, o trabalho em equipe, entre muitas outras de igual importância.

Além disso, o Colégio Padre Luiz Tezza tem a preocupação de desenvolver competências e habilidades socioemocionais e gestão de vida, com o objetivo de prevenir qualquer tipo de violência física, psicológica, moral, verbal, sexual, social, material e virtual.

A organização do trabalho pedagógico é dividida em 3 (três) trimestres letivos. Ao final de cada trimestre, a partir do 2º ano, o aluno deverá atingir média igual ou superior a 6,0 (seis) em cada componente curricular.


20. PROCESSO DE AVALIAÇÃO


Os alunos da Educação Infantil e do 1.º ano do Ensino Fundamental não têm notas numéricas. Ao fim de cada trimestre, recebem um Relatório de Desempenho, que dá conta de seu desenvolvimento geral e do aproveitamento, que traduz o rendimento do educando segundo as seguintes menções: DE (desenvolvimento excelente); DN (desenvolvimento normal); DR (desenvolvimento regular) e DI (desenvolvimento insatisfatório).

Os alunos do 2.º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental receberão, ao fim de cada trimestre, um Boletim de Notas com o resultado do aproveitamento daquele período. A média trimestral é 6,0 (seis). A cada trimestre serão considerados os seguintes instrumentos de avaliação:

a) avaliação contínua (trabalhos, tarefas de casa, exercícios, pesquisas, participação);

b) Avaliação mensal que inclui as provas do simulado do Anglo;

c) Avaliação trimestral;


21. PROCESSO DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA E INTENSIVA


Em todas as disciplinas em que o aluno apresentar rendimento escolar insatisfatório, serão oferecidas atividades pedagógicas de recuperação contínua, dado o caráter espiralado da abordagem empregada na escola: há retomadas e revisões durante as próprias aulas que dão oportunidade de aprendizagem de conteúdos já vistos e mal assimilados. A recuperação contínua fará parte integrante do processo ensino-aprendizagem, ou seja, durante cada trimestre serão oferecidas novas oportunidades de aprendizagem e de avaliação, aplicando-se um novo instrumento que substituirá a nota da avaliação mensal ou trimestral, se for maior que a anteriormente obtida (mensal ou trimestral).

Após os 200 dias letivos será oferecida a modalidade de recuperação intensiva na seguinte conformidade:

I- será aplicada no mês de dezembro por um período de 5 a 10 dias e constará no calendário escolar;

II- terá direito a essa recuperação o aluno que não atingir resultado satisfatório, ou seja, média 6,0 (seis) em até 4 (quatro) disciplinas;

III- após o período de recuperação o aluno deverá atingir média igual ou superior a 6,0 (seis) em cada disciplina em recuperação.

Ao final do terceiro trimestre, caso o aluno obtenha média final abaixo de 6,0 (seis) em mais de quatro disciplinas, ficará retido.


22. PROVAS SUBSTITUTIVAS


Terá direito à prova substitutiva o aluno que, por motivo justificado por meio de requerimento próprio da escola, faltar nos dias agendados para as avaliações mensais e/ou trimestrais. Para tanto será cobrada uma taxa no valor de R$ 55,00 por avaliação a ser substituída, exceto aos alunos que apresentarem atestado médico. O prazo para a solicitação da prova substitutiva é de até 5 (cinco) dias úteis após a data da aplicação da prova. Passado o prazo estabelecido, a solicitação não terá validade.


23. SIMULADOS


Esses momentos de avaliação em que os alunos se submetem a um material que não foi elaborado especificamente para verificação de sua aprendizagem imediata, têm grande valor para que se tomem decisões quanto à aprendizagem de cada aluno, sua capacidade de aplicar aquilo que aprende em situações diferentes e em condições diversas daquelas de aula. Assim, a presença é obrigatória. Seus resultados não serão usados como instrumento de comparação entre alunos, mas de comparação de cada um consigo mesmo na busca de superar dificuldades. Esses exames são elaborados pelo Sistema Anglo e farão parte do processo de avaliação dos alunos.


24. REUNIÕES DE PAIS E PROFESSORES


São encontros trimestrais para a divulgação dos boletins, nos quais os responsáveis têm contato direto com os professores para esclarecimento de dúvidas e troca de informações. A presença dos responsáveis é essencial. Quando houver necessidade de uma entrevista com professor ou coordenador no decorrer do trimestre, deve-se solicitar a data via Agenda Física ou Agenda Edu, já alertando de sua disponibilidade. Havendo necessidade o colégio poderá, em qualquer tempo, convocar os responsáveis pelo aluno.


25. SERVIÇO DE APOIO PSICOLÓGICO


O Colégio Padre Luiz Tezza oferece aos seus alunos o Serviço de Apoio Psicológico a cargo de uma Psicóloga, pois reconhece que o aprendizado também envolve o domínio de competências afetivas e comportamentais.

Atende também aos familiares quando necessário e encaminha aos Profissionais Especialistas.


26. PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES OU RECURSO


Consultar a legislação a seguir, que dará instruções a respeito do pedido de reconsideração dos resultados das avaliações ou recurso. Indicação CEE 161/2017; Deliberação CEE 155/2017 e Deliberação CEE 161/2018.

 

 



 


CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 2950-1954
E-MAIL
contato@colegiotezza.com.br
 

Colégio Tezza

Fundado a 4 de fevereiro de 1965, o Externato Padre Luiz Tezza é mantido pela Associação Filhas de São Camilo, congregação religiosa que atua na área da saúde, desenvolvendo suas atividades em hospitais, ambulatórios, casas de repouso para idosos, pastoral da saúde e escolas de enfermagem.
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Rua Henrique Braglia, 197
Vila Dom Pedro II - SP, 02464-200

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