O Período Integral deve transformar a escola na extensão da casa do aluno, e nela ele deve ter tempo não apenas para estudar e desenvolver o seu conhecimento formal, mas também para se socializar, praticar um esporte, uma atividade artística, brincar bastante, alimentar-se de maneira saudável e, é claro, descansar.

Entendemos que o aluno deve desenvolver toda uma rotina de estudos necessária para um bom aprendizado e garantimos isso com o acompanhamento diário e personalizado de sua rotina de estudos, realização de tarefas de casa e pesquisas.

No entanto, também compreendemos que ele deve se divertir em um ambiente agradável, no qual se sinta seguro e à vontade, sempre bem alimentado e tendo sim, dentro de uma rotina correta, o tempo de descanso e/ou atividades livres que otimizarão o seu rendimento.

Objetivos:

Ampliar
 o tempo de permanência do educando na escola, proporcionando momentos de lazer e convívio social;

Acompanhar as tarefas de casa ou pesquisas, desenvolvendo o senso de responsabilidade e organização;

Proporcionar momentos lúdicos diários, pois o brincar é fundamental para o desenvolvimento psicomotor, emocional, intelectual e social do educando;

Desenvolver habilidades e potencialidades por meio de diferentes atividades extras;

Reproduzir a rotina diária do educando, a escola funcionando como extensão da sua casa, proporcionando momentos de tarefas, estudos, alimentação, higiene, atividade extracurricular, brincadeiras e esportes, de forma organizada e ordenada, lúdica e interessante.

É de extrema importância o desenvolvimento e acompanhamento da rotina de estudo do aluno no Período Integral.  Sendo assim os alunos contam com horários específicos para o acompanhamento pedagógico na realização das tarefas de casa, tendo à disposição profissionais especializados que os orientam, obedecendo as características e realidades específicas de cada aluno.

• Profissionais que atuam com os alunos do período integral

Todos os profissionais que atuam no período integral estão qualificados para atender os alunos em suas necessidades. A equipe é composta por professores que auxiliam os alunos nas tarefas de casa, na orientação de estudos e na execução dos projetos desenvolvidos pela escola. Contamos também com profissionais especializados na área de Informática, Arte, Capoeira, Música e Teatro que atuam semanalmente na execução de atividades junto aos alunos e também uma nutricionista que, além de organizar o cardápio, também desenvolve projetos de alimentação saudável.

Projetos:

Projeto Educação Nutricional
A nutricionista Joyce, 1 vez por mês desenvolverá com os alunos assuntos pertinentes aos hábitos alimentares, orientando e buscando uma reflexão sobre a importância de uma boa alimentação, por meio de rodas de conversa, vídeos e registros de atividades.

Jogos e passatempos
Esta atividade propõe a prática de jogos que buscam desenvolver a atenção e a concentração da criança, estimulando o raciocínio lógico e matemático de forma lúdica e divertida. São exemplos de jogos: xadrez, tangram, quebra-cabeças, desafios lógicos, jogos de tabuleiros e jogos eletrônicos.

Leitura
Toda criança deve ter um momento para ouvir uma história ou um conto. Algo que estimule a sua imaginação e que desperte o espírito leitor e o gosto pelos livros.

O Colégio acredita que não há nada mais eficaz para o desenvolvimento de um ser humano do que o incentivo à busca pelo conhecimento por meio de livros. Por esse motivo, utilizamos o espaço da biblioteca e outros ambientes agradáveis frequentemente, desenvolvendo uma rotina de contação de histórias e leitura com nossas crianças, isso fará toda a diferença na formação intelectual e de caráter de cada uma delas.

Projetos com temas específicos:
Trabalhar com projetos, significa dar aos alunos a oportunidade de aprender a fazer planejamento com o propósito de transformar uma ideia em realidade. Alunos que planejam e implementam projetos aprendem a tomar decisões.

Lazer, Lanche e descanso

Recreação
Toda criança precisa aprender, e nada melhor do que aprender brincando. A proposta baseia-se em obedecer às etapas de desenvolvimento do aluno e isto implica em incentivá-lo a se divertir, socializar e brincar.
No período destinado à recreação, incentivamos momentos de confraternização, priorizando o envolvimento do grupo, valorizando a diversidade e o respeito às diferenças, por meio de brincadeiras e jogos direcionados.

Lanche, almoço, higiene e descanso
É obrigação da escola orientar o aluno para uma vida saudável por meio de bons hábitos alimentares e rotinas de saúde.

Os alunos terão dois horários de lanche. Para os alunos que permanecerão no colégio até às 19h, solicitamos um lanche extra.

Para um bom desempenho, toda criança precisa estar descansada, bem alimentada e com a higiene regularmente feita. O Período Integral é a reprodução da rotina que a criança teria no contra turno, caso estivesse em casa. Os alunos possuem momentos de atividades livres, sobre a supervisão de profissionais responsáveis e uma estrutura para dormirem e descansarem.

Obs: O cardápio do almoço estará disponível, mensalmente em nosso site